transporte público

DCE pede suspensão do aumento da tarifa de ônibus


Foto: Câmara de Vereadores
Estudantes mandaram documento ao prefeito pedindo adiamento em função da ?falta de clareza? nos critérios de reajuste

Na tarde desta terça-feira, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram na Câmara de Vereadores para entregar aos parlamentares um documento pedindo a suspensão temporária do decreto que institui o reajuste da passagem do transporte público na cidade.

Transferência do local para fazer as carteiras de identidade ainda deve demorar

O documento, endereçado ao prefeito Jorge Pozzobom, justifica o pedido de adiamento considerando "a falta de clareza dos critérios técnicos que embasaram o reajuste concedido" e solicita que o tema seja discutido em debate público com os usuários. O manifesto recebeu a assinatura de 14 parlamentares e deve ser encaminhado ao chefe do Executivo ainda hoje.

- Existe uma série de irregularidades no cálculo tarifário que o próprio Tribunal de Contas aponta. Nosso intuito é que esse aumento se postergue até que seja discutido com a população e, aí, sim, tomar uma decisão - comenta o coordenador geral do DCE, Mateus Lazzaretti.

Região define nesta quinta-feira os projetos da Consulta Popular

Ainda durante a sessão plenária de hoje, os representantes do DCE e o presidente do PCdoB de Santa Maria, Tiago Aires, entraram com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a tarifa do transporte público e possíveis irregularidades na forma como o reajuste é calculado.

O pedido foi acolhido pelo líder da oposição na Câmara, vereador Valdir Oliveira (PT), e será analisado em reunião com outros parlamentares amanhã.

- Por tudo aquilo que nos foi apresentado, e pelo que a gente observou, acredito que o pedido tem consistência. Se tiver algum indício de irregularidade nos documentos que recebemos e que serão analisados, há essa possibilidade, sim, de se encaminhar o pedido para abertura da CPI - disse Valdir.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moção de repúdio pelo aumento da passagem será votada nesta quinta na Câmara Anterior

Moção de repúdio pelo aumento da passagem será votada nesta quinta na Câmara

Região define nesta quinta-feira os projetos da Consulta Popular Próximo

Região define nesta quinta-feira os projetos da Consulta Popular

Política